domingo, 10 de janeiro de 2010

FAZENDAS CANTAGALENSES EM 1900




Todo o crédito desta publicação ,
acreditamos ser da Gazeta de Cordeiro em 1922 (foto abaixo). Recebemos do amigo pessoal , Grande Cantagalense e Teresopolitano Honorário Jornalista Delcio Monteiro esta cópia que guardava com carinho , não só pelo fato de se tratar de Cantagalo , sua terra Natal , mas , pela lembrança do seu pai , o Cel. Francisco A. Monteiro , proprietário da Fazenda São Jose do Rio Negro no 1º Distrito de Cantagalo
.
(Sergio do Carmo Richa Dabul-richadabul@gmail.com)











Fazendas e suas localizações nos seis Distritos de Cantagalo








































































































































































Fazenda da Taquara de Baixo   de propriedade de Miguel Ássad Richa  e depois de seu filho
Yusef Ássad  Habib Richa (José Felippe Richa ) 
 Embaixo a Capela de N.S. da Penha construida no terreno da fazenda










Fazenda da Serra,  no distrito de São Sebastião do Paraíba, município de Cantagalo (RJ). Do lado esquerdo da casa, na parte de baixo, ficava a senzala, casa dos escravos; do lado direito, o armazem para a guarda dos cereais produzidos na fazenda. Na parte superior, era a residência de meu avô, Américo Fernandes Frauches, para onde foi em 1915. Nessa fazenda morei até os onze anos de idade, quando mudamos para a "capital" do município, a querida Cantagalo 
Fonte : Arquivo pessoal de Celso da Costa Frauches 





                                    VEJA TAMBÉM O INVENTÁRIO DA FAZENDA
                                               ÁGUA QUENTE NO SITE ABAIXO




Historia da Fazenda Boa Sorte (COPIADO DO SITE ABAIXO)

Antônio Clemente Pinto, 1º Barão e Conde de Nova Friburgo, nascido em 1795, em Nossa Senhora de Abobadela, Ovelha do Marão, Portugal, e falecido 1860. Veio para o Brasil com 12 anos, cerca de 1808, com quatro irmãos. Tornou-se um dos homens mais ricos do país em sua época, com grandes fazendas de café (vinte e uma no Município de Cantagalo, entre elas: Areias, Santa Rita, Boa Sorte, Boa Vista, Itaoca, Sibéria, Laranjeiras e Jacutinga e, ainda, a Sesmaria Santa Marta, em Euclidelândia, vizinha do capitão Manuel Teixeira de Souza Senior e das terras no Córrego dos Tanques, de Rosa Vieira de Jesus, viúva do capitão José Teixeira de Carvalho)

Ver mais em


http://avozdaserra.com.br/colunas/historia-e-memoria/viajantes-cotidiano-e-historiaparte-1-as-zonas-cafeeiras




Para ver Fazendas de outros municípios e Estados existe um trabalho maravilhoso
em
https://www.facebook.com/fazendashistoricas/






 
                                                     


14 comentários:

  1. Parabens!! maravilhoso e precioso documento sobre as fazendas de Cantagalo! N~eo havia uma fazenda cujo proprietario chamava-se James Perret?
    Obrigada, Ana

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Ana Maria ,
    gostaria em primeiro lugar de me desculpar pela demora em responder .
    Existem relacionadas 91 fazendas nos 6 antigos distritos de Cantagalo no ano de 1920 . Tenho os nomes das fazendas , mas precisarei pesquisar os nomes dos proprietários . Se conseguir , colocarei no blog .
    Obrigado pelas palavras gentis .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Senhor Sergio,
      Muito interessante seu blog. O senhor sabe dizer se havia alguma fazenda em Palmital em nome de Guilhermino Diniz? Seria muito importante se o senhor pudesse verificar. Estamos tentando reconstruir a história de nossa família e este era meu avô. Agradecida qualquer colaboração.
      Um abraço,
      Renata

      Excluir
    2. Caríssima Renata ,
      Vou procurar saber e te informo .
      Saudações

      Excluir
    3. Procure em
      http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/paginas/cantagalo_flontra.htm

      Excluir
    4. Por outo lado verificar porque existe Cantagalo em M.G. , e no P.R.

      Excluir
  3. Muito interessante,sou nascido e morador desta região e conhecia muito pouco da história das fazendas da região

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Minhas pesquisas genealógicas me levaram à informação de que meu septavô Venâncio Gomes da Cruz foi proprietário de terras na Fazenda da Jacutinga no Santíssimo Sacramento de Cantagalo em 1856. Alguém saberia dizer algo sobre esta fazenda? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Eliete , A fazenda Jacutinga ficava (ou ainda fica ) na estrada para o distrito de Campo Alegre e era muito conhecida logo depois da localidade chamada TAQUARA de Baixo . Tentarei outros dados e se conseguir eu te repasso .Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO!! AGUARDO QUALQUER INFORMAÇÃO! ABRAÇOS!

      Excluir
  6. Boa Noite,Amigos por favor me respondam não havia uma fazenda em Cantagalo com o nome de Corrego dos Patos de Propriedade do SR Moacir Valente?

    ResponderExcluir
  7. Se realmente existiu essa fazenda com o nome de corrego dos patos ai em Cantagalo RJ O que foi feito com esta fazenda? Fou vendida ou ainda continua com a Familia Valente ? Grato pela atenção aguardo suas respostas

    ResponderExcluir
  8. Sr. Sérgio, bom dia! Conhece a Fazenda Resistência em Cantagalo? Fiz algumas pesquisas na internet, mas não consegui encontrá-la. Na certidão de nascimento de minha mãe consta que ela ali nasceu em 1915. Em caso positivo saberia se permanece com o mesmo nome? Quem foram os seus donos? Agradeço se souber alguma informação a respeito.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Sergio
    Gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre Joaquim Coelho Vaz da Costa, sei que o filho dele Joaquim Coelho Vaz da Costa Junior era proprietario da Fazenda do Cascalho em Porto Marinho -Cantagalo. Joaquim Coelho Vaz da Costa casado com Maria Roza da Costa, filhos: Maria Joaquina da Costa "Dona Moça" que foi casada com Antonio Martins Coelho. Joaquim Coelho Vaz da Costa Junior casado com Amélia Paulina da Costa. Pedro Coelho Vaz da Costa casado com Etelvina Cosendey Ferreira. Olinda Coelho Vaz da Costa que foi casada com Augusto Bernardo de Paula.

    ResponderExcluir